quinta-feira, 2 de agosto de 2012

Adoçante não é tão bonzinho assim!!!

Queridos seguidores.... faz um tempinho que não dou as caras por aqui não é mesmo??


Foi por um bom motivo, estou em consultório novo, correndo muito e sempre procurando coisinhas novas pra postar aqui....


hoje quero reproduzir um matéria que saiu no Estadão sobre adoçantes...


Uso de adoçantes pode ajudar a engordar!!!!

O uso contínuo de adoçantes artificiais pode ajudar a engordar e não a emagrecer, segundo pesquisas recentes e estudiosos que se dedicam ao tema. Ou seja, se você bebe refrigerantes zero ou light, coloca adoçante culinário em bolos e tortas, adoça o seu cafezinho com umas gotinhas todos os dias, prefere  o iogurte com adoçante, a bala com adoçante, você pode estar contribuindo para o aumento de peso no longo prazo, e não para a perda – como imagino que seja a busca da maioria das pessoas que opta por substituir o açúcar por esses produtos.
Além disso, outra pesquisa apontou que em camundongos o adoçante artificial provocou mais dependência do que a cocaína, e que um alto consumo pode ter um efeito tóxico no organismo – a pesquisa não foi feita em humanos, mas ela não deixa de ser um indicativo de que é preciso um pouco de ponderação e cuidado.
(Antes de continuar, só faço uma ressalva: pessoas com diabetes, que têm uma restrição médica ao açúcar, se beneficiam muito com as possibilidades surgidas depois da comercialização dos adoçantes, isso é indiscutível. O cuidado e a mensagem para repensar o uso, ou o uso excessivo, é para quem não tem esse problema.)
Voltando ao tema, atualmente um dos maiores estudiosos do efeito dos adoçantes artificiais no organismo é o médico David Ludwig, um especialista em obesidade e perda de peso do Boston Children´s Hospital, entidade ligada à Universidade de Harvard. Em um de seus artigos, publicado no periódico Jama, da Associação Médica Americana, ele explica que o adoçante tenta enganar o cérebro, levando para o organismo um sabor bastante doce, sem a devida compensação calórica associada a esse tipo de gosto.
Com isso, nosso cérebro fica esperando a recompensa e, como ela não aparece, ele estimula a vontade de comer. Como consequência, no fim, sem perceber, acabamos comendo mais e caindo em mais tentações gastronômicas do que cairíamos. Acabamos ficando com mais vontade de comer doce – uma vontade constante. Essa associação aparece também em uma pesquisa conduzida na Universidade do Texas, com mais de 5 mil adultos acompanhados durante um período de oito anos. Em resumo, a conclusão foi que os que consumiam mais produtos com adoçante ganharam mais peso em comparação com os que comiam açúcar.  Outra pesquisa, publicada no periódico científico International Journal of Obesity, também comprova esse aumento de peso.
“Há muitos motivos para nos preocuparmos e um dos principais é que o adoçante artificial provoca um dissociação que nunca ocorreu antes entre o sabor doce e a ingestão calórica, que confunde nosso sistema regulatório, que foi adaptado para controlar a fome e o peso corporal”, explica David Ludwig. “Há muitas pesquisas que ainda precisam ser feitas. Mas, por enquanto, o conselho que eu daria para as pessoas é evitarem esse produto, ou consumi-lo em quantidades pequenas.”
Como o próprio Ludwig afirma são algumas pesquisas incipientes que servem para acender um alerta e provocar uma reflexão sobre o consumo de alguns produtos e a maneira como são consumidas. O tema é polêmico – aliás, desde a liberação dos primeiros adoçantes houve uma grande polêmica sobre o uso dessas substâncias, descobertas durante uma pesquisa para desenvolver um novo pesticida. Novos estudos já estão sendo conduzidos, outros ainda deverão surgir, com mais evidências. Mas vale a pena repensar, um pouco de açúcar, em alguns alimentos, não é tão ruim. Assim como o café não precisa ser adoçado, nem o chá, nem o suco – pelo contrário, fica mais gostoso.


Até o próximo post!!

Nenhum comentário: