domingo, 19 de outubro de 2008

Programa Saúde da Família

Hoje estava conversando com o Rapha, meu namorado, sobre Nutrição e disse que achava um absurdo não ter nutricionista no programa saúde da família, como eu disse meu Tcc está sendo realizado com a população atendida por esse programa....... e ele me deu a ídeia de mandar um email para a prefeitura indagando esse assunto...... e foi o que eu fiz!!!

Mandei um email..... se eu receber a resposta, coloco aqui pra vcs verem, rsrsrsrs

"Olá secretário de saúde, estou terminando o curso de graduação em Nutrição, e como tenho que entregar um trabalho de conclusão, escolhi o tema " alimentos funcionais e população atendida pelo programa saúde da família", e pude perceber que a população é muito carente de informações sobre nutrição, percebi também que o nutricionista não faz parte do grupo multidisciplinar que atende essa população, será que prevenir não é melhor do que ter que gastar o dinheiro público com remédios???

Claro que a Nutrição não é a solução de todos os problemas, mas se a população tivesse consciência sobre a importância da alimentação saudável, fazendo uso dos alimentos disponíveis em suas casas para evitar doenças e melhorar a qualidade de vida, o valor gasto com o efeito curativo seria muito menor.

Gostaria que o senhor olhasse por esse ângulo e fizesse do nutricionista, um aliado da saúde, um profissional de importância similar ao de enfermagem, já que estes fazem parte do grupo de profissionais do PSF.

Acompanho o trabalho que a prefeitura realiza com crianças em idade escolar, o programa alimentação saudável, mas acho necessário atingir um número maior de pessoas para que tenhamos crianças, adultos e idosos saudáveis."

Espero que alguma coisa seja feita em relação aos nutricionistas.... precisamos aumentar o mercado de trabalho, e se esse trabalho puder melhorar a saúde da população, melhor ainda!


Beijos e
Boa semana à todos
Roberta

Nenhum comentário: